O Núcleo de Eng. Biomédica do IST

Origem

A ideia de formar um núcleo de alunos tornou-se óbvia desde cedo, e passos para a sua construção começaram a ser dados no ano de 2003. O facto de o curso em Eng. Biomédica ser então bastante recente (iniciou-se no ano lectivo 2001/2002 no IST e, um ano depois, nas Universidades Nova, de Coimbra e do Minho) deu origem a necessidades e lacunas que apenas poderiam ser colmatadas por meio de uma participação activa e organizada dos estudantes deste curso. O desconhecimento do mesmo pelo público em geral e, particularmente, pelos estudantes do ensino secundário e universitário, assim como a necessidade de envolver os estudantes do curso no panorama da engenharia biomédica, foram os tópicos mais prementes que levaram a esta iniciativa.

Natureza das actividades

A actividade do NEBM-IST passa essencialmente por três áreas distintas:

  1. Lúdica. É nosso objectivo promover o convívio e camaradagem entre os sócios, alunos de Engenharia Biomédica do IST e de outras faculdades e outros alunos do IST. Inserem-se neste contexto os torneios de futebol e outras actividades desportivas, os jantares de departamento e alguns jantares de curso e a organização (dividida entre todas as faculdades de Eng. Biomédica) dos Encontros Nacionais de Eng. Biomédica.
  2. Divulgação. Promovemos a divulgação do curso, da área de Eng. Biomédica e das suas saídas profissionais. Temos organizado e divulgado palestras com académicos e profissionais que trabalham na área destinadas, principalmente, aos alunos do curso, visitado escolas secundárias e participado em outros eventos que têm alunos do ensino secundário como público-alvo, como a Semana da Física.
  3. Actividades de formação. Ocasionalmente, promovemos algumas actividades como o Curso de Suporte Básico de Vida, que têm em vista uma formação de carácter extra-curricular.
Deixar Feedback