O NEBM
Origem
O Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico foi criado em 2004 pelos sócios fundadores. Surgiu das necessidades sentidas pelos alunos de, por um lado, dar a conhecer junto do ensino secundário, das restantes universidades e do mundo empresarial, o papel e as capacidades de um Engenheiro Biomédico, e por outro, promover a união entre os estudantes de Engenharia Biomédica.
A Organização e as atividades desenvolvidas
O NEBM-IST está dividido em seis diferentes secções que trabalham em conjunto de forma a dinamizar atividades com interesse formativo, lúdico, desportivo e de divulgação.
- Secção Académica e Cultural: Responsável pela organização de atividades de âmbito cultural e de formação que se enquadram no percurso académico dos alunos de Engenharia Biomédica, nomeadamente, workshops e visitas de estudo e atividades de voluntariado.
- Secção de Comunicação e Imagem: Responsável pelos meios de divulgação e redes sociais do NEBM, bem como pela elaboração de passatempos e pela elaboração de cartazes para divulgar as várias atividades.
- Secção de Informática: Responsável pela manutenção do website e do servidor do NEBM, assim como pela continuação da construção do novo website, produção de vídeos e prestação de outros serviços informáticos que sejam necessários.
- Secção Lúdica e Desportiva: Responsável pela organização de atividades que visam promover momentos de convívio e união entre toda a comunidade Biomédica. Entre estas atividades contam-se, por exemplo, um fim de semana radical, um mini-arraial e um bar no Arraial do Técnico.
- Secção de Relações Externas: Responsável pelo programa de estágios de verão do NEBM e ainda a integração na Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica.
- Secção Serviços e Associados: Responsável pela prestação de apoio contínuo às restantes secções, e pela gestão dos recursos do NEBM, nomeadamente a gestão da biblioteca. Esta secção tem também um papel importante na organização da Semana da Bioengenharia.
O Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica +Info
O curso de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico foi criado em 2001. Tem o objetivo de conciliar aos conhecimentos de engenharia, uma formação sólida na área da medicina. Deste modo o Engenheiro Biomédico é capaz de aplicar os princípios da física e os métodos da engenharia à resolução de problemas do presente e do futuro da medicina. Para tal estabeleceu-se uma parceria entre o Instituto Superior Técnico (IST) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). É esta aposta em duas instituições de referência em termos nacionais e internacionais que torna os profissionais formados reconhecidos pela sua qualidade e preparação, nomeadamente pela Ordem dos Engenheiros.